Tallerista: Zé Soeiro (Tartaruga Falante)
Como dizia Boal, o teatro é um conflito permanente de vontades. O Teatro do Oprimido pode assim ser pensado como um jogo dialético onde se exploram as contradições entre antagonistas com interesses diferentes, mas também as contradições internas dos oprimidos.
Frequentemente, para trabalhar embriões de teatro-fórum, procuramos que as personagens respondam a três perguntas simples: quem são? (enquanto sujeitos socialmente situados); o que querem? (a vontade concreta, combinação entre desejo e interesse); o que impede que esses esses desejos se concretizem (as estruturas sociais, os agentes e as ações concretas que reproduzem a opressão).
Ora, as estruturas de opressão não são uma abstração. Têm uma materialidade externa e funcionam também dentro dos próprios oprimidos. Seja sob a forma de antecipação (o que eu posso perder se concretizar o meu desejo?; que riscos corro se fizer uma determinada luta e tentar concretizar a minha vontade?), seja sob a forma da internalização das estruturas de opressão (conformamo-nos com um determinando papel, adotamos as categorias de pensamento dos opressores, naturalizamos o senso comum).
A ação inconformista – a que desafia a opressão – tem necessariamente de lidar com estas contradições. As contradições materiais entre os meus interesses (qual o meu interesse em que as coisas mudem?; quais os interesses que me fazem hesitar?), a multiplicidade contraditória dos meus desejos (quero e não quero, gosto e não gosto), a dialética das minhas emoções, o modo como os conflitos sociais existem dentro de nós e interagem no momento das nossas escolhas.
Nesta oficina, a proposta é identificar algumas situações e retomar algumas técnicas de ensaio e do arco-íris do desejo (nomeadamente as variantes trabalhadas com e pelo Julian Boal) para identificar interesses materiais, vontades concretas e desejos, através de exercícios sobre as contradições do mundo social no corpo.
Horario: viernes 30/03 y sábado 31/03 de 10:30 a 14:00 y de 15:30 a 17:00
Si estas interesado/a en este curso, contacta con nosotros. Nos pondremos en contacto a la mayor brevedad posible